A calibração é vital para o funcionamento dos equipamentos, pois assim conseguimos garantir a precisão e confiabilidade no equipamento, trazendo excelência para sua empresa e aproveitando ao máximo o que os equipamentos podem oferecer.
Existem normas técnicas que definem as diretrizes e os procedimentos para a calibração de microvolume. Uma das principais normas é a ISO 8655, que estabelece os requisitos para o uso e a calibração de micropipetas, por exemplo. Essa norma define os métodos de calibração, as tolerâncias permitidas e os procedimentos para a verificação da precisão e da exatidão dos equipamentos de microvolume.
Quando falamos na calibração de microvolume, seja para área industrial ou outra área de atuação, estamos falando em uma série de ações que possibilitam identificar se os equipamentos estão aptos ou não para uso, por exemplo, se estão realizando a aspiração e a dispensação do volume correto de líquido, de acordo com a sua capacidade nominal.
Após a calibração, gera-se um certificado seja ele acreditado ou rastreável, comprovando que foi feita a calibração e se está apto para o uso. É importante frisar que a calibração de microvolume deve ser realizada por profissionais treinados e qualificados, utilizando equipamentos de calibração adequados e seguindo as normas técnicas aplicáveis.
Lembrando que há uma necessidade de se realizar a calibração dos instrumentos e a falta de calibração pode resultar em medições imprecisas ou inexatas, o que pode levar a resultados incorretos ou inconsistentes.
Gostaria de saber mais sobre nossos serviços?
Entre em contato conosco para mais informações através do comercial@majlab.com.br ou do 41 3356-8420.